Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Felipe Augusto fala de transição de governo, legado e futuro político: ‘sou pré-candidato a deputado federal’

1734634879

Prestes a completar oito anos de governo do município de São Sebastião, o prefeito Felipe Augusto (PSDB), em entrevista na manhã desta quinta-feira (19/12) ao Jornal da Morada (Rádio Morada FM 95,5), confirmou que é pré-candidato a deputado federal para a disputa das eleições em 2026. Na entrevista, ele ainda falou de conquistas e legado de sua administração e também da transição de governo. “O sentimento é de missão cumprida, o que pude fazer eu fiz. Construí uma cidade nova ao lado de uma equipe fantástica. São Sebastião hoje tem uma rede escolar nova, moderna e equipada. Uma rede de saúde nova e moderna. Deixamos projetos e ações de planejamento para o futuro. Toda a parte urbanística sendo remodelada, os investimentos na região sul. São Sebastião virou de frente para o turismo. A cidade hoje é conhecida”.

Felipe Augusto apontou avanços em todos os setores, como novas estruturas culturais, na qual citou o auditório Cinthia Cliquet na Enseada e a Casa Severino Ferraz, no Centro Histórico; a construção de ginásios poliesportivos ao longo do município. “E vou deixar obras licitadas pro Reinaldo tocar, como a quadra de São Francisco, novas quadras da Enseada, quadra de Juquehy. Estamos deixando projetos, terrenos, a questão técnica pronta. Sentimento de missão cumprida, vou cuidar da minha família, pois ao longo destes oito anos foi dedicação total a São Sebastião”.

Pré-candidatura a deputado federal

Na pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Opinião, contratada pela Rádio Morada FM, e publicada em setembro deste ano, Felipe Augusto aparecia com 64% de aprovação de governo. Ele comentou este número. “Se somar ótimo, bom e regular vamos para 91%. Temos um cenário extremamente positivo, a eleição do Reinaldo e dos nossos vereadores deixou isso muito claro. Isso traz um credenciamento para alçar outros voos. O Reinaldo e o Reis bateram recorde, vencendo em todas as urnas. Tenho intenção em continuar contribuindo com a vida pública. Estou colocando meu nome para disputar uma cadeira de deputado federal, estou me articulando, conversando bastante, inclusive com o governador”, destacou o prefeito de São Sebastião. “A população entendeu que a forma de governar deu certo. E isso tudo passa pelas mãos do Reinaldo que vai ter que dar continuidade. Tiro agora esse início de ano pra descansar, quero ficar ao lado dos meus filhos. Retomo minhas atividades profissionais e políticas no final do primeiro semestre, sempre aguardando um chamado do Reinaldo, que se precisar de mim estarei aqui 100%. Não quero ocupar cargo. Se o governador chamar também estou à disposição. Está definido que sou pré-candidato a deputado federal”, completou.

Filiado ao PSDB desde a Juventude Tucana na década de 90, Felipe disse que a decisão de partido para essa candidatura a deputado ainda será tomada. “Minha composição partidária vai passar pelo governador Tarcísio, já conversei com ele. Existe uma série de composições e de forças, tanto no plano Federal quanto no plano Estadual”, ponderou.

Pandemia e catástrofe de fevereiro de 2023

Durante a entrevista, Felipe Augusto falou sobre o fato de seu governo passar pelo período da pandemia e também pela catástrofe de fevereiro de 2023. “Covid foi um momento único pra todos. Tivemos um cenário complexo, mas a cidade saiu com a economia protegida. Mantivemos um diálogo aberto sempre. Graças a Deus tudo deu certo, infelizmente tivemos alguns óbitos e fica nosso respeito”.

Ele relembrou a tragédia de fevereiro apontando as capacitações da Defesa Civil e estrutura da prefeitura para o atendimento, bem como o apoio dos governos Estadual e Federal. “Tivemos a maior tragédia climática. Recuperamos a Vila Sahy 100%, entregamos a escola Plinio junto com governador Tarcísio; o Reinaldo vai entregar já em fevereiro a Escola Nair, creche de Juquehy e o novo ginásio, obras em parceria com o Estado; recuperamos pontes, vias públicas, inauguramos unidade de saúde e base nova do Samu em Juquehy. Conseguimos organizar a cidade como um todo. Tudo isso ao longo desse um ano e 10 meses foi muito bem trabalhado. Tivemos 704 unidades habitacionais entregues, o governador Tarcísio foi uma fera”.

Transição

Felipe Augusto falou ainda sobre o processo de transição de governo para o seu sucessor Reinaldinho Moreira, o atual vice-prefeito. “A transição de governo não se dá nos moldes como a gente vê na televisão pelo fato de ser uma sucessão. Tive uma conversa com ele (Reinaldinho), tiramos um fim de semana pra tratar de diversos assuntos. Pedi aos secretários que preparassem os relatórios para que ele possa se organizar. Nós temos agendada agora conversas pontuais. É um processo mais complexo, porque ele assume o plano de governo que temos. Ele é meu vice-prefeito hoje, foi meu secretário de Saúde, meu secretário de Governo, foi presidente da Câmara. Temos uma relação e ele participou da montagem do governo. Sempre dividi essa tarefa com o vice. É óbvio que agora ele vai vivenciar as responsabilidades de ser prefeito, que exige dedicação integral. Assume um governo com pessoas preparadas, com obras em andamento, que não tem que ter grandes loucuras ou inventar a roda. Um governo que no ano que vem entram R$ 15 milhões de patrocínio para shows, que tem obras para serem tocadas, então, existe uma continuidade dessas ações, e uma dinâmica que não há muito que mudar. Óbvio que tem o estilo dele, o jeitão dele, quando foi presidente da Câmara foi enérgico nas decisões. Agora na Prefeitura tem uma Câmara pra administrar, sete novos vereadores, um outro contexto. A máquina está pronta. O Reinaldo foi um vice-prefeito extremamente atuante”.

Teve algum arrependimento?

“Fui o gestor que mais errou, peço desculpas a todos. Mas também o gestor que mais acertou. No embate político não tenho arrependimento, fazem parte do dia a dia, e as urnas mostraram quem é quem”, disse Felipe Augusto. “Se eu não defendesse a cidade, isso aqui iria virar uma casa de banana. São Sebastião passou a ter recursos porque foi pra briga, e sozinho, a Câmara não se manifestou. E hoje olha as obras que estão na porta de cada um”, completou.

Obra da Guarda Mor e Iluminação de Natal

Ainda na entrevista, o prefeito falou de dois temas atuais, a obra da Avenida Guarda Mor e a questão da iluminação de Natal na cidade. “A obra da Guarda Mor é uma das mais importantes do município, que percorre mais 12 meses. Essa é a programação que estou deixando e cabe ao Reinaldo ir organizando agora no decorrer de janeiro. Determinei que parasse nos pontos mais críticos. É uma obra moderna, que envolve drenagem, reforço do eixo, correção de rotatórias, acessibilidade aos bairros, e vem com inovação, toda digitalizada. Criamos a faixa reversível, que agora será toda automatizada. Faixa liberada seta verde, faixa bloqueada ‘x’ vermelho. Vamos diminuir a operação com cones, quando a própria operação já atrasava. Vai ficar fantástica”, explicou.

Em relação à iluminação de Natal, Felipe apontou a dificuldade no processo licitatório deste ano para a realização em todos os bairros, mas garantiu que haverá decoração em três pontos com investimento da patrocinadora do verão: Rua da Praia, Enseada e Boiçucanga. “Abrimos a licitação em setembro desse ano, com 25 empresas participantes do certame. As empresas entraram com recursos, o que travou o processo. A Ambev, patrocinadora do verão, disponibilizou recurso para iluminação na Rua da Praia, Praça Por do Sol (Boiçucanga) e Orla da Enseada, na Costa Norte”. A previsão é que estas instalações sejam realizadas em três dias.

Fonte: https://l1nq.com/nS6mt

Deixe seu comentário:

Menu