Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião, Fernando Aguiar, lançou uma campanha de conscientização, enfatizando a importância de não dar esmolas à pessoa em situação de rua, mas sim direcioná-la aos serviços sociais disponíveis, em função da reunião do Conseg Centro/Norte, que aconteceu na última segunda-feira (14). O evento realizado na sede da Associação abordou sobre a crescente questão das pessoas que se encontram em situação de rua na cidade e contou com a participação de comerciantes, representantes da sociedade civil, além das autoridades presentes, os delegados Dr. André Luiz Matera Costilhas e Dr. Carlos da Polícia Civil, Dr. Gilberto de Castro Jr. da Polícia Federal, Dra. Alessandra da Defensoria Pública, o Comandante da Polícia Militar Capitão Guilherme Aquino e a presidente da OAB Dra. Jaqueline Santana.
O tema central da reunião foi a abordagem das pessoas em situação de rua e como a comunidade pode contribuir para a melhoria dessa situação. Essa questão tem sido uma fonte de reclamação para muitos comerciantes, que enfrentam inúmeros problemas relacionados à sujeira, depredações e outros atos ilícitos nas áreas comerciais. Segundo os participantes a prática de dar esmolas, pode gerar uma falsa esperança e dificultar a real ajuda que necessitam e que pode ser oferecida.
O delegado da Polícia Civil, Dr. André Luiz Matera destacou a importância de registrar Boletins de Ocorrência (B.O.) quando atos criminosos forem presenciados. Essa ação é fundamental para gerar estatísticas e atrair a atenção das autoridades para áreas e regiões específicas, permitindo um planejamento mais eficaz das políticas públicas de segurança.
A Defensora Pública, Dr. Alessandra fez um apelo por políticas públicas que abordem a questão das pessoas em situação de rua, especialmente no que diz respeito ao tratamento de dependência química e alcoolismo, uma vez que há um histórico significativo dessas questões entre essa população.
Além disso, o comandante da Polícia Militar, Capitão Guilherme Aquino, apresentou as ações em andamento para garantir a sensação de segurança na cidade, reafirmando o compromisso das autoridades em criar um ambiente seguro e acolhedor para todos.
“Campanha: Não Dê Esmolas Dê Cidadania
Chega de esmola, é hora de verdadeira solidariedade!
Você já parou para pensar que, ao dar esmola, pode estar contribuindo para o problema ao invés de solucioná-lo? Infelizmente, muitos não saem das ruas porque estão sendo mantidos reféns de vícios e condições que a esmola só perpetua. Quer realmente ajudar? Encaminhe essas pessoas para quem pode ajudar de verdade!
O Centro de Referência Especializado da Assistência Social – Creas, oferece suporte completo, ajudando quem precisa a se reerguer com dignidade e sair da situação de vulnerabilidade.
Endereço: Rua João Cupertino dos Santos, 85 – Centro
Telefone: (12) 3893-2583
A solidariedade verdadeira vai além de um gesto rápido. É preciso coragem para fazer a diferença de verdade, resgatando essas pessoas da miséria e dos vícios, e oferecendo oportunidades reais de recomeço.
Não financie a dor, contribua para a transformação!”